Karen Soarele
Karen Soarele, autora dos livros.

Karen Soarele, autora da série de livros.

Karen Soarele (Assaí-PR, Brasil, 10 de junho de 1988) é ilustradora, publicitária, empresária e autora dos livros infanto-juvenis Línguas de Fogo, Tempestade de Areia e A Rainha da Primavera. Seu nome completo é Karen Isabelle Soares. Em seu pseudônimo, utiliza “Soarele”, a palavra romena para “Sol”.

Sobre a autora

Karen Soarele sempre foi apaixonada por livros, filmes e jogos on-line. O que todas essas coisas têm em comum? Nelas, nada é impossível. No decorrer de alguns anos, criou seu próprio mundo, Myríade, uma terra cheia de perigos e magia, onde seus heróis e heroínas vivem aventuras incríveis!
Karen é graduada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Comunicação: linguagens, construção textual e literatura. Ela acredita no poder que a leitura tem de enriquecer a cultura, o senso crítico e a vida cotidiana das pessoas e que, com coragem e determinação, é possível realizar até os sonhos mais difíceis. Atualmente, trabalha como ilustradora no estúdio Panda Vermelho e escreve os livros da série Crônicas de Myríade e dos Pergaminhos de Myríade.

Biografia

Nasceu no dia 10 de junho de 1998, em Assaí-PR, filha de Maria Suzana Neumann e Matias Gonsales Soares. Morou com seus pais e irmão mais velho em diversas cidades: Assaí, São João do Ivaí, Londrina, Curitiba e Brasília. Com a separação de seus pais, mudou-se com seu pai e irmão para Campo Grande/MS, onde fixou raízes e fez grandes amizades. Seu pai casou-se novamente e Karen ganhou mais duas irmãs. Talvez suas andanças (tanto mudanças quanto viagens) sejam o motivo de atualmente escrever sobre longas jornadas.

Karen sempre foi boa aluna, com destaque especial para as disciplinas Língua Portuguesa e Educação Artística. Tinha oito anos quando seu avô lhe apresentou os primeiros livros de poesia, e isso foi um incentivo para que ela começasse a escrever seus próprios textos, e, ainda na escola, participou da criação de jornaizinhos e de concursos de poesia. Também gostava muito de reunir suas duas maiores paixões, texto e ilustração, para a criação de histórias em quadrinhos. Após concluir a faculdade, decidiu abrir sua própria empresa. Juntamente com Luís Brüeh, fundou o Estúdio Panda Vermelho, onde trabalham com ilustração publicitária e editorial.

Em 11 de abril de 2012 decidiu realizar um grande sonho e lançou um livro independente, Línguas de Fogo, o primeiro da série Crônicas de Myríade. O segundo da série, Tempestade de Areia, seria lançado em 19 de setembro de 2013. Para aliviar a espera dos fãs, publicou o e-book A Rainha da Primavera, que foi distribuído gratuitamente em seu blog pessoal e posteriormente ganhou uma versão impressa. Casou-se no dia 21 de abril de 2013 e vive até hoje em Campo Grande/MS.

Publicações

Línguas de Fogo (romance infantojuvenil) – Cubo Mágico Editora
Tempestade de Areia (romance infantojuvenil) – Cubo Mágico Editora
A Rainha da Primavera (romance curto infantojuvenil) – Cubo Mágico Editora
Fobia (conto) – 11ª Mostra de Talentos do TCU, livro da categoria literatura
Passeio de Carro (conto) – 11ª Mostra de Talentos do TCU, livro da categoria literatura
Soneto das Viagens (poesia) – 12ª Mostra de Talentos do TCU
Miguel e os Instrumentos Musicais (infantil com rimas) – Almanaque de Férias Brincando e Aprendendo, nº 1, Editora Coquetel.
• Além dos escritos publicados, Karen Soarele também atua como ilustradora em diversas revistas infantis.

Lançamento de Línguas de Fogo

Lançamento de Línguas de Fogo 11/04/2012

Lançamento de Tempestade de Areia

Lançamento de Tempestade de Areia 19/09/2013

Curiosidades

• Nasceu em 1988, em Assaí-PR. Já morou em Londrina, São João do Ivaí, Curitiba e Brasília, e hoje vive em Campo Grande/MS.
• Prestou vestibular para Direito, mas mudou para Publicidade e Propaganda. A melhor decisão que se lembra de já ter tomado.
• Em horário comercial, trabalha como ilustradora em sua própria empresa, onde desenha para revistas infantis, games e campanhas publicitárias.
• Não gosta de novela. Mas adora filmes! Vai ao cinema uma vez por semana e também assiste no Netflix.
• Gosta de jogos de video-game e faz todas as side-quests que encontra pelo caminho. Também adora jogos de tabuleiro.
• Ama viajar. Os lugares inesquecíveis que já conheceu incluem: Paris, Londres, Santiago, Bariloche, Orlando e Fernando de Noronha. Mas ela também curte viajar para a casa da “mamãe”.
• Gosta de escrever seus livros à noite, na cozinha. O bom é escrever enquanto assalta a geladeira!
• E, claro, ama bons livros! À noite, deita na cama e lê até dormir.

Links externos

Perfil no Facebook
Usuário no Twitter
Currículo Lattes
Site do Estúdio Panda Vermelho